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Comportamento nas Redes Sociais

Pontos que devem ser refletidos antes de tomar alguma decis√£o

  • O relacionamento ‚Äúreal‚ÄĚ (Atendimento Direto ‚Äď pr√© e p√≥s-venda -, Call Center) da minha empresa funciona bem?!
  • Estou preparado para ouvir cr√≠ticas sobre minha empresa/produto?
  • Qual seria o meu objetivo dentro dessas redes sociais?
  • O que posso levar de benef√≠cio ao meu cliente?

√Č importante avaliar esses aspectos?

Sim, pois para ter uma atuação contínua dentro das redes sociais é preciso que a empresa esteja madura o suficiente para isso, fora do mundo digital e entenda o que se passa dentro do mundo virtual.
Dicas para uma boa atuação nas redes sociais

Separe o seu perfil pessoal do profissional

Para que tenha um relacionamento de excelência, a sua empresa deve ser divulgada com um perfil próprio, onde tenha os dados dela, fotos de produtos/serviços nunca use o seu perfil pessoal.

Marque sua presença

Seu potencial cliente est√° l√°, por isso coloque fotos do seu produto/servi√ßo, da empresa, coloque v√≠deos, clientes, parceiros, todo conte√ļdo existente criando intera√ß√£o entre seus clientes, parceiros, membros, e tenha um retorno constante sobre a empresa.

Cada mídia social tem um diferencial para contéudos

O Twitter por exemplo, √© divulga√ß√£o de artigos e not√≠cias atrav√©s de mensagens curtas, o Flickr disponibiliza cria√ß√£o de alb√ļns com fotos da sua empresa, produtos que voc√™ oferece, e congressos e feiras em que ela participa, venda mais pelo Facebook e outros site da¬†maneira certa, por meio de um trabalho a longo prazo. Crie uma rela√ß√£o de empatia entre a sua empresa e os clientes sem assust√°-los com abordagens impr√≥prias. Aproveite essa oportunidade e transforme consumidores em f√£s seguidores.

Conte√ļdo √© essencial

Como as redes sociais vivem das intera√ß√Ķes, se n√£o existe conte√ļdo relevante conseq√ľentemente as intera√ß√Ķes tamb√©m passam a n√£o existir. Se voc√™ tem escassez de conte√ļdo bom, ent√£o √© hora de por a m√£o na massa e cri√°-los. Posts para blogs, podcasts, v√≠deos, mensagens em grupos relacionados ao assunto de sua empresa.Hoje em dia √© muito simples e barato produzir conte√ļdo, s√≥ precisa de um tempo para se dedicar a isso.

Participa√ß√£o ‚Äď Estar nas redes sociais

√Č saber ouvir tudo cri√≠ticas e elogios. N√£o se pode ignorar coment√°rios negativos !Voc√™ deve sempre dialogar e e propor solu√ß√Ķes para a cr√≠tica dos membros de sua rede. Nunca apague coment√°rios negativos ou ignore-os!D√™ uma aten√ß√£o especial, pois os casos negativos podem se tornar positivos quando bem solucionados.

Andamento ‚Äď O acompanhamento √© primordial

√Č dif√≠cil gerenciar o que n√£o se pode medir, e nas m√≠dias sociais isso √© realmente dif√≠cil, mas voc√™ pode acompanhar, investigar, e monitorar. N√ļmeros, como a quantidades de coment√°rios de um post, podem dizer se ele foi bem aceito ou n√£o, o sentimento que ele gerou nas pessoas. A quantidade de pessoas que est√£o aderindo e se interessando pelo seu perfil, tamb√©m pode mostrar dados como a aceita√ß√£o de sua marca perante o consumidor.

Lembre-se, a gera√ß√£o de conte√ļdo √© extremamente importante

E o trabalho dentro de Social Mídia Marketing, é algo que deve ser planejado e estruturado, para que atinja os resultados esperados. Ter consciência que estes resultados são de médio a longo prazo, e que além de elogios e possibilidade de negócios, a empresa está sujeita à críticas.

A transparência com os clientes

√Č um t√≥pico extremamente importante, pois √© assim que as pessoas passam a ter identifica√ß√£o com a marca, e se tornam embaixadores, fazendo com que ela tenha um alto alcance de reconhecimento entre o p√ļblico.

Sua empresa est√° preparada

Se voc√™ acha que sua empresa est√° preparada para fazer este tipo de marketing digital, e¬† investir em Social M√≠dia Marketing, procure uma ag√™ncia digital, que possa oferecer total suporte para as a√ß√Ķes dentro das redes sociais.


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