Perguntas e Respostas mais Frequentes

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Sobre Facebook

+ Minha empresa deve ter um perfil ou uma fanpage?
R: De acordo com os termos de serviço do Facebook, cada pessoa pode ter um perfil com exclusivo caráter pessoal. Qualquer empresa que tenha um perfil que quebre esses termos, tem a possibilidade dele ser excluído a qualquer momento. A Fan Page também oferece diversos recursos a mais que o perfil, pois não há limite de fãs, permite a customização, o uso de aplicativos e a análise de dados com o Facebook Insights.
+ Como criar uma fanpage?
R: Para criar uma Fan Page, acesse o link: http://www.facebook.com/pages/browser.php e clique em "Criar Página". Depois, é só seguir os passos, completando as informações de acordo com a sua empresa.
+ O que é Facebook Ads?
R: O Facebook Ads é a ferramenta de publicidade do Facebook que permite divulgar anúncios de diversos formatos. Há a possibilidade de segmentar cada anúncio de acordo com o perfil do usuário, seja por sua localização, sexo, faixa etária ou interesses, com muito mais chances de alcançar aquelas pessoas que possam adquirir, curtir ou apenas comentar seus produtos/serviços.
+ Quero fazer uma promoção no Facebook. Posso usar os "curtirs" e compartilhamentos?
R: De acordo com os termos de serviço do Facebook, nenhuma promoção pode estar vinculada ao nome da rede social e nem utilizar de seus serviços oferecidos aos usuários, no caso, "curtirs", compartilhar, etc.
+ Como divulgar minha Fanpage?
R: O conteúdo de qualidade é a base para a divulgação de uma página. É ele que faz o usuário curtir, comentar, compartilhar, comprar... Além disso, ter contato com formadores de opinião sobre o assunto que você está tratando é bem interessante. Anunciar por meio do Facebook Ads também é excelente para você divulgar sua página. No entanto, se o usuário chegar a ela e ver um conteúdo de baixa qualidade e desinteressante, ele dificilmente irá interagir de forma positiva. Por isso, pense bem, pois não adianta apenas fazer anúncios. A construção de uma estratégia à parte disso é o passo número um.
+ O que é Facebook Marketing?
R: É o conjunto das estratégias de marketing aplicadas à presença de determinada empresa no Facebook para levar informações relevantes ao seu público-alvo, de forma que isso se reverta em resultados positivos de branding e vendas, de acordo com o objetivo e escopo de cada empresa.
+ Devo anunciar no Facebook ou no Google Adwords?
R: Isso vai depender muito do seu objetivo. Todos sabem que o Google Adwords tem um grande poder em alavancar vendas, enquanto muitos associam o Facebook a engajamento, fidelização da marca e branding. No entanto, é importante não ficar fechado a esses conceitos. Os anúncios no Facebook também podem ser voltados para fora da rede social, como por exemplo, para uma Landing Page onde os consumidores podem adquirir seus produtos. O mais importante é ter objetivos claros e conhecer os hábitos de seus consumidores para que uma boa estratégia seja traçada em ambos os casos.
+ Se eu investir em Facebook Ads, perfis fakes irão curtir minha página?
R: A verdade é que, em qualquer rede social, sempre haverá perfis fake. O perfil fake é um perfil com características genéricas e por isso quando as campanhas de Facebook Ads são segmentadas com qualidade, as chances de atrair esse tipo de perfil são praticamente nulas. O Facebook Ads requer trabalho constante de “targeting” e “retargeting”, para que as campanhas estejam sempre de acordo para atingir o público-alvo. Criar um anúncio e deixá-lo rodando para sempre, sem que a campanha tenha um acompanhamento sobre seu desempenho, não gerará bons resultados.
+ Por que nem todos os meus fãs irão ver minhas postagens no Facebook?
R: Este é o segredo, seus fãs e seguidores sempre verão em suas paginas suas novas postagens, é importante considerar que, no momento em que a sua página faz uma postagem, nem todos os seus fãs estarão online. Além disso, o Facebook tem um algoritmo chamado EdgeRank. Ele é usado para selecionar as postagens que vão aparecer ou não nos feeds de cada pessoa. São levados em consideração: Afinidade: é o peso da conexão entre o seu perfil e outro perfil. Por exemplo, se você curte uma página e comenta frequentemente nela, essa interação terá um peso diferente do que uma página que você curte, mas dificilmente comenta; Peso de cada “edge”: é o peso de cada ação feita. Isso pode variar com seu comportamento na rede. Se você costuma dar mais “curtirs” a comentar, os “curtirs” terão mais peso no seu caso; Tempo: quanto mais antiga a postagem, menos peso ela terá. Assim, o Facebook evita que o usuário receba uma enxurrada de informações, fotos, links e coisas desinteressantes sem parar. Para a empresa aparecer bem para seus usuários é importante que ela crie afinidade com eles por intermédio de conteúdo de qualidade que gere interação.
+ Como deve ser o "tom" utilizado em minhas postagens?
R: O tipo de abordagem feito por sua empresa nas mídias sociais deve ser definido de acordo com a estratégia que sua marca pretende aplicar nestes canais. Você pode tornar os perfis da empresa amigos de seus usuários e usar um tom de comunicação mais leve e semelhante ao usado por eles, ou até mesmo, seguir uma linha mais empresarial e conservadora.


Sobre Twitter

+ O que é um Trending Topic?
R: É uma lista, atualizada em tempo real, dos termos e frases mais publicados no Twitter, desde extensas frases, até hashtags (#). Este recurso do Twitter oferece uma opção de filtro, com alcance mundial, por países e de algumas cidades.
+ Minha empresa deve utilizar palavras abreviadas no Twitter?
R: Com o limite de 140 caracteres por post no Twitter, o uso de abreviações ajuda muito. Claro que não se deve abreviar todas as palavras, deixando este recurso apenas para as mais simples e que já tenham uma forma abreviada mais conhecida, como: hj, vc, tbm.
+ Como conseguir RTs no Twitter?
R: Além de saber que seus seguidores são de fato o seu público-alvo, você deve ficar atento ao melhor horário para tweetar. É possível utilizar ferramentas para descobrir os horários em que você tem o maior número de seguidores online. Quanto mais concisa a sua mensagem, melhor! Lembre-se que o Twitter é uma rede social muito rápida e seus usuários não param por muito tempo em um tweet. Você também pode se engajar em um determinado debate utilizando hashtags.
+ Como posso ter uma conta verificada no Twitter?
R: A verified account é uma forma do Twitter de identificar a autenticiadade de um perfil evitando que usuários confudam personalidades com fakes. O Twitter não aceita pedidos de verificação do público em geral. Ele privilegia as pessoas com grande influência na música, moda, atuação, política, religião, jornalismo, mídia, publicidade e outras áreas.


Sobre Google Plus

+ O que são os Círculos no Google+?
R: Os Círculos permitem que você organize seus seguidores em categorias, como por exemplo, “Amigos Pessoais”, “Colegas de Trabalho”, “Empresas”. Dessa forma, é possível segmentar o conteúdo que você compartilha. Para as empresas é importante classificar os novos seguidores de sua página, segundo o seu perfil, idade, sexo, localização, etc. Assim, suas postagens podem ser exclusivas para certos círculos. Isso aumenta a sua chance de interação.
+ O que é um Hangout?
R: É uma ferramenta do Google+ para realizar vídeo-conferências de forma gratuita. Você cria o Hangout, define quais círculos vão ter acesso e depois é enviado um convite aos participantes perguntando se eles querem ou não assistir. Ele também pode ser feito em modalidade broadcast, que é o chamado Hangout On Air.
+ Para que serve o botão +1?
R: O botão +1 do Google+ é semelhante ao botão "Curtir" do Facebook. Para utilizá-lo, basta ter um perfil no Google. Ele permite recomendar páginas publicamente na web e compartilhar com seus círculos, caso você tenha perfil na rede social.
+ Quantas vezes por semana devo postar no meu blog?
R: Geralmente um blog é atualizado diariamente, no entanto, isso não é regra. Há determinados nichos e assuntos que não necessitam de tal frequência. Também não é interessante que o blog tenha posts todos os dias quando eles não estejam sendo feitos com qualidade. O ideal é que haja no mínimo de dois a três posts por semana, primando pela qualidade.


Sobre Pinterest

+ Como o Pinterest pode ajudar em SEO?
R: O Pinterest ultrapassou o Google e o Twitter como fonte de tráfego de referência. Isso se deve ao fato de que cada vez que uma imagem é “pinada” a um board, um link aponta para a fonte original da publicação, gerando backlinks. Por conta disso essa rede social pode ser uma opção para complementar suas estratégias de Link Building.


Perguntas Gerais

+ Minha empresa deve estar presente em todas as redes sociais?
R: Depende de qual é a sua estratégia, seus objetivos e, principalmente, qual é o seu tipo de empresa e público. As mais usadas são Facebook e Tiwtter, mas existem diversos tipos de redes sociais, cada uma com foco em diferentes públicos. Mesmo assim, com uma boa estratégia, sua marca pode interagir e estar presente de diferentes formas para os seus usuários.
+ Qual tipo de conteúdo devo postar em minhas redes sociais?
R: Sua estratégia, definidas em conjunto com a equipe de Social Media da agência, é que vai definir isso. Muitas vezes, as postagens com objetivo de interação são as que apresentam maior buzz, já que torna viva a conversa com seus usuários. No entanto, é importante não se prender a apenas isso. Procure também conversar com seu público-alvo sobre a área em que a empresa atua, por exemplo. Se as informações forem boas, as chances de falarem e compartilharem a sua marca são maiores.
+ Redes sociais ou mídias sociais? Qual é o certo?
R: A rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações que partilham de valores e objetivos em comum. Esse tipo de estrutura possibilita relacionamentos não hierárquicos entre seus participantes. Por isso, a rede social não necessariamente ocorre online, como muitos pensam. Já mídias sociais significam a produção de muitos para muitos, ou seja, a descentralização da produção e veiculação de informações. Com suas ferramentas, qualquer pessoa pode disseminar e compartilhar novos conteúdos e informações. Então o Facebook pode ser os dois ao mesmo tempo? Sim! Ele pode ser tanto uma rede social online, que você usa para estabelecer relações pessoais/sociais, como uma mídia social onde você cria e dissemina novos conteúdos de forma descentralizada.
+ O que é um perfil fake?
R: Fake em inglês significa "Falso", ou seja, um perfil fake é um perfil falso. Existem diversos tipos desses perfis. Os perfis que se passam por pessoas famosas em sua maioria são feitos para denegrir a imagem do famoso ou para que o usuário por trás da conta se passe pela pessoa conhecida. No entanto, há casos positivos desse tipo de perfil fake, em que o famoso é representado com humor. Eles se tornaram muito populares no Twitter, como, por exemplo, o perfil @nairbello, com mais de 120 mil seguidores. Já os perfis que se passam por empresas podem causar muitos problemas para uma corporação. Afinal, há alguém, não autorizado, que com o perfil pode atrair usuários que acreditam que aquele é o perfil oficial. Isso é muito perigoso, pois há alguém desconhecido falando em nome da empresa e usuários acreditando. Mesmo que essa pessoa tenha boas intenções ela não é alguém treinado para falar em nome da corporação em questão. Os perfis que se passam por pessoas comuns são em sua maioria criados por "scripts", são "robôs". Eles são geralmente usados para inflar um perfil de seguidores ou fãs.